Perguntas Frequentes

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Consórcio - Perguntas Gerais

  O que é consórcio?
  Como posso adquirir uma cota do Consórcio Nacional Chevrolet?
  Quais são as vantagens do Consórcio Nacional Chevrolet?
  Como são os reajustes nas parcelas do Consórcio Nacional Chevrolet?
  Como efetuar o pagamento das parcelas?
  Não recebi o boleto para pagamento, o que devo fazer?
  Desisti da minha cota, quando receberei os valores pagos?
  É possível antecipar parcelas no Consórcio Nacional Chevrolet?
  O que é contemplação?
  Como poderei ser contemplado?
  Como posso obter o resultado das Assembléias?
  Fui contemplado por lance, o que devo fazer?
  Minha cota está quitada, como faço para adquiri meu crédito em espécie?
  Após a contemplação, qual o prazo para efetuar o pedido do veículo?
  Não quero ser contemplado agora, posso excluir minha cota dos sorteios mensais?
  Posso adquirir um veículo de valor maior ou menor que o meu crédito?
  Posso adquirir um veículo fora da rede Chevrolet?
  É possível transferir o consórcio para outra pessoa?
  Quem representa o Grupo para defesa de seus direitos e interesses?
  Existe prazo para formação do grupo?
  Tenho um veículo alienado a minha cota de consórcio e gostaria de trocá-lo, o que faço?
  Mais dúvidas?


 O que é consórcio?
Consórcio é, basicamente, a reunião de um certo número de pessoas que formam um grupo e contribuem, mensalmente, para um fundo comum, em um determinado prazo e com quantia determinada em percentual do preço do veículo objeto do plano de consórcio, objetivando proporcionar a cada um dos seus participantes, quando de sua contemplação, um crédito de valor igual ao preço de um veículo Chevrolet discriminado no plano escolhido pelo consorciado.

 Como posso adquirir uma cota do Consórcio Nacional Chevrolet?
Para adquirir uma cota do Consorcio Nacional Chevrolet procure uma concessionária Chevrolet ou em um de nossos representantes autorizados.

 Quais são as vantagens do Consórcio Nacional Chevrolet?
- Não é cobrada a taxa de adesão;
- Data de vencimento das parcelas fixa;
- Lance Diluído, que permite a diminuição do valor da parcela;
- Serviços disponíveis através do site, como: datas e resultado das Assembléias, impressão de boleto para pagamento, oferta de lance e muito mais.

 Como são os reajustes nas parcelas do Consórcio Nacional Chevrolet?
As parcelas mensais são calculadas com base no valor do veículo objeto do plano e são reajustadas conforme alterações no preço dos veículos divulgado pela General Motors do Brasil.

 Como efetuar o pagamento das parcelas?
Os boletos de pagamento são enviados mensalmente aos clientes, acompanhados do extrato mensal da cota. Mantenha seu endereço sempre atualizado para evitar problemas com o recebimento dos boletos. Os boletos de pagamento também podem ser impressos a partir deste site. Acesse seu contrato através da área exclusiva cliente GMAC.

 Não recebi o boleto para pagamento, o que devo fazer?
Se você não recebeu o boleto para pagamento, acesse seu contrato através da área exclusiva cliente GMAC e verifique se o seu endereço está correto, e se necessário, solicite a alteração através da Central de Atendimento ao Cliente encaminhando o comprovante de endereço atualizado.

 Desisti da minha cota, quando receberei os valores pagos?
Grupos Constituídos antes de 06/02/2009;
Os valores pagos durante a participação do consorciado serão restituídos, acrescidos dos respectivos rendimentos financeiros e descontada Taxa de Administração, em até 60 (sessenta) dias após encerramento contábil do grupo, conforme regulamentação do Banco Central do Brasil.

Grupos Constituídos após 06/02/2009;
Conforme regulamentação do Banco Central do Brasil, os desistentes concorrerão aos sorteios mensais, e quando sorteados, terão direito a restituição dos valores pagos, acrescidos dos respectivos rendimentos financeiros, descontada Taxa de Administração.

 É possível antecipar parcelas no Consórcio Nacional Chevrolet?
Sim. O cliente pode liquidar ou antecipar as últimas parcelas a qualquer momento, durante o período de vigência do contrato. Acesse seu contrato através da área exclusiva cliente GMAC. Ressaltamos que nos casos de quitação antecipada de cota não contemplada, não será possível à oferta de lance e o consorciado deverá aguardar a contemplação por sorteio.

 O que é contemplação?
Contemplação é quando o cliente passa a ter o direito de utilizar o crédito para a compra do veículo, desde que atendidas as condições estipuladas no Contrato de Adesão. As contemplações ocorrem nas Assembléias mensais e só são elegíveis à Contemplação para utilização do crédito os consorciados que estejam em dia com suas prestações e tenham realizado o pagamento do mês da Assembléia até a data do vencimento.
Para os grupos constituídos após 06/02/2009, os consorciados desistentes concorrerão a contemplação por sorteio para efeito de restituição dos valores pagos.

 Como poderei ser contemplado?
As contemplações podem ocorrer das seguintes formas:

Sorteio: a apuração da cota sorteada será realizada com base na extração da Loteria Federal (1º Premio) do sábado que antecede à data da realização da assembléia. Os números pelos quais a cota concorre ao sorteio é informado na contracapa do Contrato de Adesão.

Lance: a oferta de lance deverá ocorrer até um dia antes da assembléia via site. É considerado como lance vencedor o consorciado que oferecer o maior percentual em relação ao valor do bem objeto do plano.

O consorciado poderá optar pela oferta de lance Comum onde o valor do lance será utilizado para pagamento das parcelas finais ou Diluído, onde o valor do lance irá reduzir proporcionalmente o percentual mensal de cada parcela, mantendo-se o prazo original.

 Como posso obter o resultado das Assembléias?
Você poderá obter o resultado das Assembléias através da área exclusiva cliente GMAC ou pela Central de Atendimento ao Cliente a partir das 18 horas do mesmo dia em que foi realizada a assembléia do seu grupo.

 Fui contemplado por lance, o que devo fazer?
A confirmação da contemplação por lance está condicionada ao pagamento do mesmo até o 3º dia útil após a data da assembléia. O boleto para pagamento do lance poderá ser obtido através da Central de Atendimento ao Cliente.

 Minha cota está quitada, como faço para adquiri meu crédito em espécie?
Para adquirir seu crédito em espécie, imprima o kit contendo formulário e orientações no link abaixo:

Kit cota quitada - pagamento em espécie

 Após a contemplação, qual o prazo para efetuar o pedido do veículo?
Não existe prazo para utilização do crédito, recomendamos efetuar o pedido do veículo o mais breve possível uma vez que o crédito tem garantia de atualização pelo preço do veículo até 10 dias corridos da realização da Assembléia de Contemplação, após este período o consorciado será responsável pelo pagamento de eventual diferença.

 Não quero ser contemplado agora, posso excluir minha cota dos sorteios mensais?
Sim. Caso o consorciado não queira ser contemplado, poderá solicitar sua exclusão dos sorteios, através do e-mail cac.bancogmac@gmacfs.com ou fax para o número (11) 3365-2121, informando série/grupo/cota e período em que deseja ficar afastado das Assembléias.
O consorciado poderá ser excluído do sorteio até seis últimas assembléias do grupo que participa.

 Posso adquirir um veículo de valor maior ou menor que o meu crédito?
Sim. Caso você opte por um veículo de valor inferior a sua carta de crédito, a diferença será utilizada para amortizar o saldo devedor de sua cota, ou seja, diminuirá a sua dívida com o Consórcio Nacional Chevrolet. Neste caso, as parcelas serão quitadas na ordem inversa (a contar da última).
Você também poderá optar por adquirir um veículo superior a sua carta de crédito e pagar a diferença diretamente para a Concessionária.

 Posso adquirir um veículo fora da rede Chevrolet?
Sim. O consorciado contemplado poderá utilizar o crédito para aquisição de automóvel 0km ou usado com até 8 anos de fabricação, fora da rede ou dentro da rede Chevrolet.

 É possível transferir o consórcio para outra pessoa?
Sim. A transferência poderá ser feita a qualquer momento durante a vigência do contrato desde que o Cessionário tenha o cadastro aprovado pelo Consórcio Nacional Chevrolet. Para este serviço é cobrada Tarifa de Aditamento Contratual, conforme valores disponíveis neste site, e o cliente precisa estar com o contrato em dia. A transferência será realizada através de formulários específicos que devem ser obtidos junto a nossa central de atendimento.

 Quem representa o Grupo para defesa de seus direitos e interesses?
O Grupo é representado pela Administradora, ativa ou passivamente, em juízo ou fora dele, para a defesa dos direitos coletivos dos Consorciados, devendo sempre prevalecer os interesses do Grupo sobre todos os interesses individuais dos Consorciados.

 Existe prazo para formação do grupo?
Sim. Cada cota deverá ser agrupada no prazo de até 90 dias a contar do primeiro dia útil após a data da assinatura da Proposta de Adesão a Grupo de Consórcio. No caso de o Grupo não ser constituído neste prazo, o Consórcio Nacional Chevrolet devolverá aos consumidores os valores pagos.

 Tenho um veículo alienado a minha cota de consórcio e gostaria de trocá-lo, o que faço?
É possível desde que o novo veículo tenha valor igual ou superior ao saldo devedor do contrato, tenha no máximo 08 anos de fabricação (para veículos adquiridos na Rede Chevrolet) ou 3 anos (para veículos adquiridos fora da Rede Chevrolet) e esteja livre de ônus. A substituição será realizada através de formulários específicos obtidos em nossa central de atendimento.
A substituição está sujeita a aprovação prévia do Consórcio Nacional Chevrolet. Para este serviço, é cobrada Tarifa de Substituição de Garantia, conforme valores disponíveis neste site, e o cliente deve estar com o contrato em dia.

 Mais dúvidas?
Se você não encontrou resposta para sua dúvida nesta seção encaminhe um e-mail para cac.bgmac@gmacfs.com informando seu nome, CPF, nº de seu contrato e a sua pergunta.

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